Benefícios da comunicação digital para as franquias

Este artigo foi publicado originalmente no site Seja Um Franqueado no dia 18/04/2018


As vantagens da boa comunicação digital para as franquias são muitas. Redução de custo operacional, aumento de velocidade de ativação e atualizações em tempo real, conteúdo envolvente para o shopper e para o colaborador e aumento do tráfego no ponto de venda são as principais vantagens do ‘digital signage’, segundo a SeePix

Ações de comunicação digital no ponto de venda ainda são tendência no mercado varejista brasileiro, mas aos poucos, as marcas começam a enxergar as vantagens e benefícios em investir nesse tipo de campanha.

Renato Mugnaini, gerente de Novos Negócios da SeePix, empresa que oferece soluções digitais em comunicação para o mercado corporativo e para o varejo, comenta que hoje já existem várias soluções de digital signage que visam levar e aumentar o tráfego para a loja, como Vitrine Digital, Videowall – com vários formatos e montagem em diversas composições, até mesmo em tela única -, Telas Touch, Totens, leitor de códigos ligados a telas e, principalmente, gestão de conteúdo dinâmico, atrativo e criado especialmente para a marca. “Se considerarmos que a visão é a principal responsável em um processo de decisão de compra, é coerente que o varejo invista em ações que deixem a comunicação mais dinâmica e agucem esse sentido”, complementa.

O executivo da Seepix lista quatro benefícios que as campanhas de comunicação digital levam às marcas e ao varejo brasileiro:

1. Redução de custo operacional

O custo de atualização de campanhas digitais é diferente do custo de impressão. Inicialmente, há um custo maior com a tecnologia, porém, o ROI – retorno sobre investimento – é maior a longo prazo. Os custos operacionais são: instalação (investimento único), suporte e manutenção (que não ocorre frequentemente).

2. Aumento de velocidade de ativação e atualizações em tempo real

Outra vantagem é a possibilidade de ativar mais de uma peça de campanha por tela ativa. Há vantagem também no custo e prazo logístico, uma vez que a distribuição e ativação acontece via web. Com apenas um clique no botão, pode-se enviar conteúdo digital instantaneamente para todo o País, além de poder enviar promoções específicas para telas específicas em determinados horários.

3. Conteúdo relevante para o colaborador e para o consumidor

O intenso dia a dia do varejo favorece o imediatismo, e assuntos urgentes minam o uso produtivo do tempo, pressionam e insistem para que alguma providência seja tomada em detrimento de outras. Nesse cotidiano turbulento, o impacto na comunicação entre equipes internas e externas é imenso e pode refletir diretamente no consumidor.

As campanhas de comunicação digitais no ponto de venda permitem que a marca alcance toda a rede, minimiza quebras no processo de informação, reduz custo de encontros presenciais em massa, como com treinamentos, e elimina os ruídos de comunicação. Sem contar que em uma campanha de comunicação digital no ponto de venda, a criação de conteúdo é ilimitada.

Com a comunicação alinhada e os colaboradores da marca bem informados, o aumento de vendas dentro da loja é certo.

4. Aumento do tráfego no ponto de venda

Materiais digitais bem posicionados na vitrine atraem a atenção do consumidor, trazendo-o para dentro do ponto de venda, onde a equipe está devidamente preparada para prestar consultoria e fechar o ciclo de venda. Em alguns casos, câmeras identificam o gênero do cliente e mudam o anúncio ou mensagem de acordo com esse perfil.

Sobre a SeePix

SeePix oferece soluções digitais em comunicação para o mercado corporativo e para o varejo. Criada em 2008, a empresa inovou no mercado aliando tecnologia aos serviços de comunicação interna. Em 2015, a SeePix, mais uma vez, saiu na frente e levou para o ponto de venda sua expertise, oferecendo soluções como Vitrine Digital, Integração do leitor de código de barras às telas e telas touch para o PDV, com o objetivo de ampliar o fluxo nas lojas, elevar experiência de compra do consumidor e aumentando as vendas e a fidelização dos clientes.

Entre os clientes da SeePix na área de trade marketing estão: Carrefour, Swift, Bayer e Casa Bauducco.

 


Este artigo foi publicado originalmente no site Seja Um Franqueado no dia 18/04/2018

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